Eu e meus gatinhos JOÃO e PEDRO rsrsrs.

28 de abr de 2011

Ou isto ou aquilo... Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa estar
ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinque, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Dicas para trabalhar com seus alunos:
- Pedi aos alunos que relatem as escolhas que já fizeram durante esse dia.
- Conversar sobre o que teria mudado se alguma de suas escolhas não tivesse sido feita. Por exemplo, o que teria mudado se, em vez de decidir ir à escola tivessem optado por ficar em casa.
- Propor reflexão sobre a influência das nossas escolhas na construção da nossa vida, na sociedade em que vivemos, no planeta em que habitamos.
A nossa vida é repleta de escolhas. Desde o momento em que acordamos, até a hora de dormir, fazemos muitas escolhas, por isso precisamos ficar atentos. Uma escolha mal feita pode significar uma caminhada por trilhas não desejadas. Pensem nisso. Esse pode ser o grande segredo da vida. 

2 comentários:

  1. Val,
    Passei pra ver se tinha algo sobre a sua horta...kkkk... Claro que não achei né??
    Mas em compensação encontrei este poema que é um dos meus predileto e por aqui fiquei;)
    Parabéns pela escolha do poema de trabalho, super enriquecedor.
    Mas te peço... Posta uma foto da sua horta!!! Mande dicas, vamos trocar figurinha sobre o assunto??
    Bejo grande
    Peinha

    ResponderExcluir
  2. Minha querida a horta ainda é embrião rsrsrs. Mas prometo que em breve colocarei aqui. É mesmo engraçado criar um blog pra falar de horta e plantas e nada até agora rsrsrsrs. Estou criando uma horta também na escola, eu não, os alunos. Eu apenas os incentivei e estou acompanhando.Coisa simples, tudo meu é simples.
    Vamos trocar figurinha sim, sobre vários assuntos.

    Quanto a este poema é LINDO DEMAIS. E os alunos gostaram da forma como foi trabalhado, participaram ativamente das atividades.
    Abraço e tenhas um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir